lunes, 17 de marzo de 2008

Dicas: Aprender Espanhol

Todos sabem que eu sou absolutamente viciado em podcasts. Para quem ainda não sabe bem do que se trata, são arquivos de áudio mp3 que podem ser configurados para download automático para o computador ou mp3 player periodicamente, como as antigas newsletters ou assinaturas. O melhor é que são, como a maioria das coisas na web, gratuitos. Se parecem bastante com programas de rádio, só que normalmente têm foco em assuntos específicos, e posso assegurar que se encontram podcasts por aí sobre basicamente qualquer coisa.

Toda essa longa introdução só para dizer que eu faço deles não só minha principal fonte de informações diárias como também os acho muito apropriados para o aprendizado de idiomas. Nada melhor que se acostumar a ouvir o "som" de um idioma no processo de aprendizado, e para isso os podcasts são imbatíveis.

Há mais de um ano ouço semanalmente ao podcast "Notes in Spanish Advanced": nada mais que conversas de 10 a 15 minutos sobre algum assunto específico (normalmente relacionado à cultura espanhola ou fatos ocorridos em Madrid) com a preocupação de serem ao mesmo tempo didáticas e naturais. No final acaba servindo a dois propósitos: é um ótimo meio de aprender o idioma e também uma fonte de informação cultural, sem o fator "pé no saco" das escolas de idiomas normais.

Além disso, os editores desse podcast mantém um blog bem legal sobre Madrid, que já temos na lista de links ao lado.

PS: Para quem quiser aprender outras línguas há também bons podcasts disponíveis. Vale a pena dar uma olhadinha no diretório do iTunes...

1 comentario:

Thaís Reis dijo...

Estou seguindo as dicas do meu marido, e confesso que estou gostando bastante!
Tô ouvindo o "Spanish Beginners"... se trata de uma conversa bem legal e descontraída de um casal.
Pra quem quiser aprender um "poquito", vale a pena.
Ah, e quem não tem ipod "no te preocupes", porque dá pra ouvir no próprio site, ou fazer o download pra ouvir em quanlquer programa que toque mp3.
Beijinhos
Thaís