domingo, 9 de diciembre de 2007

El Jueves

Durante as noites da semana passada aproveitamos para explorar as ruazinhas aqui do bairro de Salamanca. Há tanto o que fazer por aqui que, sem nenhum exagero, é possível ver de tudo sem sair de um raio de 1 km.

Na quinta feira fomos conhecer a estação de Atocha, uma das mais famosas aqui de Madrid, e de onde saem trens para várias cidades da Espanha e toda a Europa. Essa estação foi uma das que sofreram ataques da Al Qaeda em 2004, no dia que é conhecido pelos espanhóis como 11-M (11 de Março). Trata-se de um lugar fantástico, com um jardim recriando uma floresta enorme dentro do prédio, e que estava cheio de turistas, em função do feriado.

De lá resolvemos comer uma refeição típica de Madrid, em um restaurante bem caseiro lá por perto. A refeição típica aqui é formada por um primeiro prato (normalmente Paella ou salada), um segundo prato (normalmente carne ou peixe), pão, sobremesa e vinho/água. Não sou muito dado a aventuras gastronômicas, mas resolvi experimentar, já que estamos aqui. Sei que essas coisas são cheias de frutos do mar que, de outra maneira, eu não comeria. Veredito final: Gostei! Acho que vale a pena conhecer essas coisas, se não estão completamente fora dos meus parâmetros gastronômicos (comida japonesa eu ainda não como nem sob decreto!).

Depois fomos visitar o Museo del Prado , que é gratuito em alguns feriados. Entramos pela Puerta de Velazquez, que dá acesso direto ao acervo desse que é um dos pintores mais importantes da Espanha. A principal obra de Velazquez é o quadro, Las Meninas, exposto no Prado, que depois teve uma versão feita por Picasso (não está no Prado).
Vimos obras de Goya, Rubens e muitos outros artistas, principalmente espanhóis. Realmente o museu é fantástico! Em uma hora e meia andamos metade do museu, e deixamos outra metade para outro dia, já que há muitas outras oportunidades de visitar o Prado gratuitamente.

No hay comentarios: